Impressão em vidro

Curioso sobre como funciona a impressão em vidro? Confira esse esquema com detalhes e ainda descubra onde comprar uma máquina de qualidade.



A impressão em vidro vem ganhando muita popularidade no mercado. Cada vez mais pessoas buscam fazer dessa técnica um negócio extremamente lucrativo.

Se você faz parte desse grupo, saiba que alguns cuidados são necessários. É preciso se certificar de que o equipamento que realiza esse tipo de procedimento é de fato de qualidade.

Portanto, para te ajudar nesse processo, criamos este artigo. Aqui você vai compreender mais sobre a impressão em vidro. Desde como é feita, até dicas de onde comprar sua máquina. Acompanhe, vamos lá.


Aplicações em vidros: quais os tipos?

Ao contrário do que muitos pensam, não existe apenas uma forma de personalizar vidros. Confira quais são as mais famosas.


Tampografia em vidro:

A tampografia é um sistema de impressão indireto que para gravar em vidro usa seu sistema de aplicação através de uma máquina, usando um clichê com a grafia em baixo relevo gravado e a transferência da tinta que é depositada no clichê para a peça é feita através de um tampão de silicone flexível que costuma ter inúmeras formas e durezas para se adequar com mais facilidade ao produto, permitindo assim a impressão em superfícies diversas como normalmente é o caso dos vidros.


O uso da tampografia em vidro:

A Tampografia de todos os processos de impressão é o que mais se adequa a quais quer tipo de produto, devido se acomodar com mais facilidade em variados tipos de superfície, sendo ela plana, cilíndrica, côncava, convexa, ondulada ou irregular.

O uso da tampografia na gravação de peças em vidro vem ganhando mais espaço no mercado, desde quando foi criada uma linha de tinta tampográfica de alta aderência em vidro para aplicação com a tampografia.

Para gravação em vidros utilizando a tampografia, já temos disponíveis diversos produtos dedicados como máquinas tampográficas, tintas bi componente especial para gravação em vidros, insumos, acessórios, ferramentais e muito mais.


Tecnologia da tampografia na aplicação em vidro:

A indústria está passando por mudanças tecnológica e sustentável à nível mundial e nesse ritmo de globalização, não tinha como a Tampografia ficar de fora!

A KENT é a única empresa no setor Tampográfico do mundo detentora do Selo Verde para Tampografia, o “Green Pad Print” ou “Tampografia Verde”. Isso devido a novos itens formulados sempre com foco na sustentabilidade. Além disso, a ideia de "Sustentabilidade" adquire contornos de vantagens competitivas.

Tintas convencionais bi componentes específicas para gravação em vidro.


Diferenciais da tampografia na aplicação em vidro:

· Tintas UV de cura rápida, utilizam menos 75% de solvente que as tintas convencionais e torna a aplicação seca ao toque logo após completar o ciclo de cura através do Túnel UV ideal para embalagem imediata após a gravação.

· O Tinteiro Ecológico é menos poluente devido seu Sistema Clean com troca de cartuchos e setup rápido, ajuda na economia de insumos como tintas, diluentes e catalisadores e solventes.

· O Tampão antiestático tem durabilidade de até 3 vezes mais que o convencional, remove até 95% da estática, tem maior resistência mecânica e melhora a definição na impressão.


Serigrafia em vidro

Serigrafia ou silkscreen é um processo de impressão no qual a tinta é vazada pela pressão de um rodo ou puxador através de uma tela preparada com a grafia. A tela (Matriz serigráfica), normalmente de poliéster ou nylon e é esticada em um bastidor (quadro) de madeira, alumínio ou aço.


Utilização da serigrafia em vidro:

É utilizada na impressão em variados tipos de materiais, mas para o vidro tem sido de muita utilidade devido suas superfícies muitas vezes cilíndrica, lisa e uniforme, sendo possível assim usar diversas cores na aplicação. Pode ser feita de forma mecânica (por pessoas) ou automática (por máquinas).

A tinta é aplicada através de uma espécie de tela de impressão, que é feita de tecido sintético. Isso pode ser feito manualmente ou com o auxílio de uma máquina.

No primeiro caso, a tinta é espalhada pelo vidro com um rodo. Já no segundo, as possibilidades são maiores. Isso porque você pode criar várias formas e diversificar as cores.


Outros tipos de aplicação em vidro

Digital

Pequenas gotas de tinta são lançadas sobre o vidro por meio de uma cabeça de impressão. Nesse tipo, todas as imagens são gravadas diretamente no objeto.

Dessa forma, usa-se como ferramenta de ajuda softwares para impressoras. A vantagem aqui é poder trabalhar com imagens de alta resolução e texturas de qualidade.


Esquema de pistolas

Tem-se uma pistola ligada a um compressor de ar. Assim, o operador move a mesma sempre no mesmo sentido, por quantas demãos forem necessárias. Esse tipo é mais indicado para aplicações chapadas e monocromáticas.

Pintura com rolo

Aqui, tem-se um sistema de cilindros totalmente automático que espalha a tinta de forma contínua. Esse tipo de impressão em vidro também é recomendado para aplicações monocromáticas.

Decalcomania e Tampografia

O primeiro faz a reprodução de imagens com o uso de um decalque. O segundo utiliza clichês em baixo relevo contendo o desenho a ser impresso.


Aplicação por cortina

O vidro vai passando por esteiras e o esmalte é espalhado por meio de calhas. As mesmas são as responsáveis por controlarem a espessura da tinta. Esse método é muito comum de se usar na personalização de espelhos.

Impressão em vidro: sua importância no mercado

Esse é um nicho que só cresce com o passar dos anos. As pessoas estão preferindo comprar produtos personalizados. Para você ter uma ideia mais completa, veja alguns exemplos de setores onde essa impressão está presente.


  • Moveleiro e de decoração: aplicação em tampos de mesa e revestimentos de paredes.

  • Automotivo: marcação de retículas e de banda negra.

  • Linha branca: aplicação em fornos, refrigeradores e micro-ondas.

  • Construção civil: aplicação em fachadas, divisórias, entre outros.


Começando um negócio: onde comprar um bom equipamento?

Se você está decidido a dar um passo a mais na sua empresa, procure um bom local de compra. Adquirir uma máquina de qualidade é essencial para não ter prejuízos.

Portanto, a melhor opção é a Kent do Brasil. Essa é uma empresa que está no mercado há muitos anos e possui inúmeras experiências nesse ramo de impressão.

E para gravação em vidro os principais tipos de sistemas de impressão a Kent é especializada, tanto para Tampografia e Serigrafia, temos modelos de máquinas para atender o mercado com esse tipo de serviço. Temos vários equipamentos que possuem características únicas que você pode usufruir, tirando eficiência, qualidade, produtividade e redução de custos.

A Kent tem uma equipe comprometida em te oferecer o melhor atendimento. Todas as suas dúvidas serão tiradas e você sairá satisfeito. Por fim, você já sabe tudo sobre impressão em vidro. Agora é com você!

Entre em contato com a Kent e comece um negócio novo ou otimize o antigo.

17 visualizações
766px-WhatsApp.svg.png