Tel: (11) 3238-5700

ITEM ADICIONADO AO ORÇAMENTO


Entendendo o que é impressão direta

Entenda de uma vez por todas o que é impressão direta. Veja ainda quais os tipos existentes e como cada uma delas funciona.


imagem

Muito se pergunta sobre o que é impressão direta. De fato, não se sabe muito sobre esse termo porque em grande parte das vezes, ele não é utilizado. Em contrapartida, os tipos existentes dentro desse conceito, são mais populares.

No entanto, se seu negócio planeja trabalhar com isso, é necessário compreender como cada um deles funciona. Só assim é possível escolher qual mais se alinha com seus objetivos.

Desse modo, esse post tem o intuito de te explicar o que é impressão direta. Confira também quais são as vertentes dentro desse tópico, bem como suas aplicações. Vamos lá.


O que é impressão direta

Uma dica para não se confundir com relação a esses conceitos é pensar na matriz de cada tipo de impressão. Na direta, a mesma fica em contato com o suporte.

Assim, você tem uma interação forte entre matriz e papel/superfície. Logo, todo esquema que funciona nessas condições pode ser definido com direto. Agora que isso ficou esclarecido, conheça nos tópicos abaixo os tipos mais comuns que existem.


Flexografia

Esse é um sistema bem antigo, tendo sua origem aproximadamente em 1853. Sua maior utilidade é na impressão de embalagens. Isso porque ele possui um custo bem baixo quando se fala em produção escalonável.

Além disso, dentro da pergunta o que é impressão direta, a flexografia é um dos subtipos mais versáteis. Com ela você consegue trabalhar com materiais extremamente irregulares, tridimensionais e até mesmo maleáveis.

Ainda, plástico, vidro e folhas metálicas, não são um problema para ela. Então, se seu negócio atua com algum desses insumos, leve em consideração aderir a esse tipo de impressão mais robusto.

No entanto, ela não é recomendada para impressos a traço. Isso porque em meios-tons ela não apresenta uma qualidade satisfatória.

Um ponto interessante é que novas tecnologias vêm melhorando o rendimento da mesma.

Assim, a união do sistema flexográfico com as ferramentas digitais, estão sendo capazes de superar essa barreira. Em pouco tempo, o que foi citado logo acima não será motivo para preocupações.


Serigrafia

Esse sistema também é muito conhecido como silkscreen. Seu mecanismo de funcionamento não é dos mais complexos, mas isso não é nem de longe uma desvantagem.

Então, aqui tem-se uma tela permeável trabalhando em conjunto com muitos fios sintéticos. Geralmente, esses últimos são bem finos e feitos de seda ou náilon. Com esses elementos em sincronia, é possível imprimir em diversos tipos de superfície.

É impossível falar sobre o que é impressão direta, sem abordar a serigrafia como um dos subtipos mais conhecidos. Uma das suas maiores utilidades é na impressão de objetos voltados para sinalização urbana.

Além disso, ela é muito eficiente quando usada em papéis de parede, eletrônicos e rótulos de CD e DVD. No entanto, é preciso se atentar a qualidade do produto final.

Desse modo, a densidade da tela deve ser sempre analisada em conjunto com a integridade do equipamento e mão de obra qualificada.


Rotogravura

Sua maior vantagem é a quantidade de superfícies que ela suporta. Aqui, papel, tecido, papelão e metal estão inclusos em um sistema de alta qualidade. Além de que, ela é muito utilizada no mercado para a impressão de rótulos, revistas e livros.

Esse esquema proporciona uma alta velocidade de produção, e uma qualidade bem uniforme. Por essa razão, ela se faz presente em muitos empreendimentos que trabalham com superfícies diversificadas.

Pronto, agora você sabe responder à pergunta o que é impressão direta. Cada variação citada nesse artigo tem suas peculiaridades, sendo recomendadas para serviços distintos. Portanto, analise bem antes de tomar qualquer decisão.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Kent www.kentdobrasil.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×