Tel: (11) 3238-5700

ITEM ADICIONADO AO ORÇAMENTO


O que é tampografia? Principais dúvidas

Entenda o que é tampografia, descubra como funciona esse tipo de impressão e tire suas dúvidas sobre essa técnica.


imagem

Você sabe o que é tampografia? A técnica é bastante antiga, mas inicialmente era vista como uma simples arte de decoração. Com o tempo, tornou-se tão popular, que evoluiu, sendo conhecida como um sistema completo de impressão, capaz de imprimir nas mais diversas superfícies, até mesmo na casca de uma noz, curioso, não?

A impressão em pequenas áreas é o que mais chama atenção. Diversas empresas já utilizam o sistema em suas produções, já que dentre inúmeras vantagens, a alternativa é menos agressiva ao meio ambiente e a saúde do trabalhador, além de fazer menos bagunça se comparada aos processos mais ultrapassados.

Foram esses benefícios que fizeram a tampografia ficar tão famosa no mercado brasileiro, e é sobre ela que falaremos ao longo desse artigo.


O que é tampografia?

A tampografia é um tipo de impressão a partir de um clichê gravado por meio de um tampão feito de silicone, que se molda de acordo com a forma do objeto, independente se ele é plano ou não. A impressão se dá através de uma transferência indireta de tinta, resultando em um objeto de baixo-relevo, porém de altíssima precisão e qualidade.

Esse processo permite uma impressão de traços finos, e é uma excelente opção para imprimir em superfícies regulares ou irregulares. É a escolha de muitas empresas para fazer aplicações em brinquedos, vidros e até mesmo em eletrônicos.


Perguntas frequentes

Agora que você já sabe o que é tampografia, vamos além. Se você está pensando em incrementar o seu negócio ou quem sabe começar uma nova empresa, a máquina de tampografia pode ser uma boa opção.


A máquina de tampografia imprime em qualquer objeto?

Você ficaria surpreso com a quantidade de possibilidades a disposição. A tampografia pode ser utilizada em qualquer objeto, independentemente de sua forma e do seu material. Para isso, você precisará apenas trocar o dispositivo de apoio da peça (berço), clichê e tampão, caso tenha alteração na arte a ser impressa e a tinta caso altere o substrato.


imagem
É possível imprimir em diferentes materiais utilizando a mesma máquina?

Sim, a máquina permite a realização de impressão em diversos tipos de materiais, plástico, borracha, vidro, metal, madeira, couro, tecido, porcelana dentre vários outros. O que diferenciará um do outro será a tinta.


Quais insumos vou precisar para trabalhar?

Não há muito com o que se preocupar nesse sentido, serão recursos básicos e de grande durabilidade, como: tinta, diluente, berço, tampão, e clichê, além é claro, de uma máquina de boa qualidade.


imagem
É possível imprimir imagens com mais de uma cor?

Mais uma boa notícia, sim, é possível imprimir imagens com mais de uma cor em um mesmo ciclo de impressão. Com uma máquina, você consegue imprimir um logotipo de duas ou três cores, basta ter um ponto de registro para referência das cores.


Preciso trocar o tampão sempre que trocar a peça?

É possível fazer diferentes peças utilizando o mesmo tampão de tampografia, embora não haja problema se você preferir fazer a troca. A substituição é essencial quando a arte for maior, pois esse precisará também de um tampão maior.


imagem
Qual a durabilidade de um tampão?

Isso depende muito de como é feito o seu uso, dos cuidados do operador e da qualidade das impressões e se a peça é plana ou tem superfícies pontiagudas. Já vi tampão durar mais de 6 meses por exemplo trabalhando todos os dias. Os tampões antiestáticos da Kent costumam ter durabilidade de até 3 vezes dos tampões convencionais encontrados no mercado nacional.

A Kent do Brasil é referência em máquinas de tampografia convencionais e automatizadas. Além disso, oferecemos todos os insumos que você precisará para tocar o seu negócio com a mais alta qualidade. Saiba mais!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Kent www.kentdobrasil.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×