O que é serigrafia

Descubra o que é serigrafia, entenda como funciona a técnica na prática e conheça as possibilidades oferecidas pelo método.


Você sabe o que é serigrafia? A serigrafia é um método de impressão muito versátil, e pode ser aplicada a diversos materiais, como vidro, tecidos, papel, plástico e até madeira.

É bem provável que você já tenha visto por aí uma camiseta estampada por meio desse processo. Além de ser um sistema super em conta no que diz respeito à produção, essas camisas vendem super bem, tornando-se um negócio bastante lucrativo.

E tem mais, é possível montar uma serigrafia dentro de casa, já que não é necessário muito espaço para começar. Ficou interessado?

Continue a leitura para entender melhor o que é serigrafia e como ela funciona na prática.


O que é serigrafia?

Serigrafia ou silk-screen, é um método de impressão direta em superfície na qual a tinta é vazada pela pressão de uma espátula por meio de uma tela preparada para tal.

É mais simples do que parece.

O método se caracteriza como um processo de gravura planográfica, baseado no princípio do estêncil, onde uma superfície vazada é usada para pintar uma ilustração sobre outra superfície.

A ideia lembra aquelas réguas cheias de formas que usávamos durante a infância antigamente. Uma máscara impede que a tinta chegue a algumas áreas, construindo assim o formato desejado.


Como funciona?

A serigrafia funciona a partir de matrizes, que são responsáveis por dar forma a estampa, é através delas, que a tinta irá atravessar para então se depositar sobre a peça trabalhada.

A nível de substratos, como vimos, há uma grande variedade a nossa disposição, plástico, tecido, madeira, vidro, dentre outros.

Dessa forma, é possível trabalhar em diferentes materiais, veja alguns exemplos:

  • Camisetas

  • Toalhas

  • Canetas

  • Convites

  • Adesivos

  • Placas

  • Banners

  • Canecas e garrafas

  • Pen-drives

  • Caixas e sacolas

O procedimento começa com a preparação da arte final, ou seja, o cliente decide qual imagem deve ser estampada, para então o material ser preparado para gerar as matrizes serigráficas. Esse processo exige primeiro a geração de um fotolito para cada cor.

Finalizada essa primeira etapa, já com os fotolitos prontos em mãos, é feita a preparação das matrizes. As telas de serigrafia devem então ser gravadas para que recebam a estampa do cliente.

Feito isso, é só estampar o produto! Talvez as duas primeiras impressões que você irá fazer não fiquem tão legais, mas logo você pegará o jeito.

Gostou de saber o que é serigrafia? Melhor ainda será quando você começar a lucrar! A serigrafia é uma técnica extremamente versátil, e por isso possui um mercado gigante, cheio se possibilidades.


Como a Kent pode te ajudar?

Na Kent você encontra máquinas pneumáticas convencionais e automatizadas. Oferecemos também todos os insumos para serigrafia como emulsões, removedores, auxiliares, tecidos técnicos, esticadores de tela, tintas e solventes.

Tenha a vantagem competitiva que precisa comprando o produto certo, no lugar certo. Fale com nossos consultores, podemos ajudar você com suas dúvidas! Entre em contato!

240 visualizações

Rua Carlópolis, 101 - Parque São Luís - Guarulhos - SP

Horário de Trabalho

Seg. a Quinta: 8h - 18h

Sexta: 8h - 17h

Tel: + 55 (11) 3238-5700

WhatsApp:

(11) 94788-5956

766px-WhatsApp.svg.png

Fique por dentro das novidades, receba nossa newsletter.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - Círculo Branco

Site: CB Marketing Boutique

766px-WhatsApp.svg.png