Tel: (11) 3238-5700

ITEM ADICIONADO AO ORÇAMENTO


O que é serigrafia

Descubra o que é serigrafia, entenda como funciona a técnica na prática e conheça as possibilidades oferecidas pelo método.


imagem

Você sabe o que é serigrafia? A serigrafia é um método de impressão muito versátil, e pode ser aplicada a diversos materiais, como vidro, tecidos, papel, plástico e até madeira.

É bem provável que você já tenha visto por aí uma camiseta estampada por meio desse processo. Além de ser um sistema super em conta no que diz respeito à produção, essas camisas vendem super bem, tornando-se um negócio bastante lucrativo.

E tem mais, é possível montar uma serigrafia dentro de casa, já que não é necessário muito espaço para começar. Ficou interessado?

Continue a leitura para entender melhor o que é serigrafia e como ela funciona na prática.


O que é serigrafia?

Serigrafia ou silk-screen, é um método de impressão direta em superfície na qual a tinta é vazada pela pressão de uma espátula por meio de uma tela preparada para tal.

É mais simples do que parece.

O método se caracteriza como um processo de gravura planográfica, baseado no princípio do estêncil, onde uma superfície vazada é usada para pintar uma ilustração sobre outra superfície.

A ideia lembra aquelas réguas cheias de formas que usávamos durante a infância antigamente. Uma máscara impede que a tinta chegue a algumas áreas, construindo assim o formato desejado.


Como funciona?

A serigrafia funciona a partir de matrizes, que são responsáveis por dar forma a estampa, é através delas, que a tinta irá atravessar para então se depositar sobre a peça trabalhada.

A nível de substratos, como vimos, há uma grande variedade a nossa disposição, plástico, tecido, madeira, vidro, dentre outros.

Dessa forma, é possível trabalhar em diferentes materiais, veja alguns exemplos:

  • Camisetas

  • Toalhas

  • Canetas

  • Convites

  • Adesivos

  • Placas

  • Banners

  • Canecas e garrafas

  • Pen-drives

  • Caixas e sacolas

O procedimento começa com a preparação da arte final, ou seja, o cliente decide qual imagem deve ser estampada, para então o material ser preparado para gerar as matrizes serigráficas. Esse processo exige primeiro a geração de um fotolito para cada cor.

Finalizada essa primeira etapa, já com os fotolitos prontos em mãos, é feita a preparação das matrizes. As telas de serigrafia devem então ser gravadas para que recebam a estampa do cliente.

Feito isso, é só estampar o produto! Talvez as duas primeiras impressões que você irá fazer não fiquem tão legais, mas logo você pegará o jeito.

Gostou de saber o que é serigrafia? Melhor ainda será quando você começar a lucrar! A serigrafia é uma técnica extremamente versátil, e por isso possui um mercado gigante, cheio se possibilidades.


Como a Kent pode te ajudar?

Na Kent você encontra máquinas pneumáticas convencionais e automatizadas. Oferecemos também todos os insumos para serigrafia como emulsões, removedores, auxiliares, tecidos técnicos, esticadores de tela, tintas e solventes.

Tenha a vantagem competitiva que precisa comprando o produto certo, no lugar certo. Fale com nossos consultores, podemos ajudar você com suas dúvidas! Entre em contato!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Kent www.kentdobrasil.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×